quarta-feira, 25 de maio de 2011

CORES QUENTES E FRIAS ILUSTRAM AS FASES DO ARTISTA PABLO PICASSO – UM GÊNIO DO SÉCULO XX

CORES QUENTES E FRIAS ILUSTRAM AS FASES DO ARTISTA PABLO PICASSO – UM GÊNIO DO SÉCULO XX

Dois períodos distintos (dentre outros) caracterizam a obra do artista: fase Azul (1901–1904) e a fase Rosa (1905–1907).

Período Azul



         O primeiro estilo original de Picasso apareceu quando ainda era um artista pobre e desconhecido. A fase azul, de 1901-1904, é assim chamada em razão das nuances frias de azul índigo e cobalto que ele usava. Os quadros, obcecados com esqueléticos mendigos cegos e frangalhos humanos, projetam a melancolia azul de Picasso naquela época, quando ele precisava queimar desenhos para fazer fogo. Trabalhando sem reconhecimento, ele alongava os membros de suas figuras ossudas. São obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos e sua influência veio de viagens pela Espanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira é um tema recorrente no período e está também em The Blindman's Meal e no retrato Celestina. Outros temas frequentes são artistas, acrobatas e arlequins. O arlequim se tornou um símbolo pessoal para Picasso.



Período Rosa







O Período Rosa (1905–1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época. Tão logo Picasso se instalou em Paris (ele fez sua carreira na França) e encontrou seu primeiro1amor, Fernande Olivier, a depressão desapareceu. Ele passou a usar delicadas cores rosadas e tons de terra em quadros de artistas de circo, arlequins e acrobatas. São quadros são românticos e sentimentais



Bibliografia

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